top of page

Agora você conta com um assistente de leitura, o chatGPT responde suas perguntas sobre a postagem que está lendo. Somente abra o chat abaixo e faça perguntas!

A armadilhas do sucesso: a busca pelo reconhecimento e satisfação professional




Eu acredito que todos querem sucesso. Mas o que é sucesso?

Sucesso pode ter significado diferente para pessoas diferentes, mas socialmente, o sucesso é bem definido. Isso criou o que alguns chamam de ilusão coletiva. Basicamente, as pessoas usam um senso comum de sucesso, o que as levam a buscarem algo externo, não interno. Basicamente, internamente, muitos veem sucesso como felicidade, mas externamente, isso aparece como valor na conta bancária, ou mesmo, posição de autoridade. Um professor feliz em dar aula geralmente não será visto como de sucesso, a não ser que esse professor tenha contratos com empresas como a Google, ou mesmo Vale do Rio Doce. Ou seja, sucesso sempre está associado à quantidade que você faz por ano.


Seria realmente o sucesso tão simples assim, reduzido ao valor na conta bancária?


Honestamente, acredito que não, e poucas pessoas possuem a coragem de aceitar isso. Seu sucesso pode estar totalmente fora do senso comum, e a decisão difícil de tomar pode ser ir atrás desse sucesso.


Abaixo na nossa sondagem, temos que para quase 50% dos participantes, o sucesso foi fora do que esperavam. Para mim, as coisas raramente saiam como eu esperava. Quando comparo minhas expectativas com minha vida hoje, é bem diferente do que pensava.

Quando pensamos em sucesso, geralmente olhamos para pessoas como exemplo. O grande problema é que vivemos em tempos líquidos como destacou Zygmunt Bauman. Cada vez mais, não temos como prever nosso futuro, e menos ainda o sucesso que colocamos como metas.



 




 


3 visualizações0 comentário

Comments


Suporte
Apoiar
bottom of page