top of page

Agora você conta com um assistente de leitura, o chatGPT responde suas perguntas sobre a postagem que está lendo. Somente abra o chat abaixo e faça perguntas!

Em breve, você poderá interagir com nossos ebooks: vol.1 sendo adicionado ao chatGPT


Como o objetivo de aumentar o seu engajamento com nossos ebooks, eu tenho usado o chatGPT extensivamente no site.

Agora, estou aos poucos programando o site para usar o chatGPT para te ajudar a buscar informações nos ebooks.

Nosso primeiro ebook é "Manual de bolso do jovem pesquisador: da iniciação científica ao pós-doutorado, vol. 1.: iniciação científica".


Para ir testando e enviado retornos para mim, encontra-se aqui a versão mais recente. Abra o chat e comece a conversar!


Importante: eu instruir o chatGPT a usar seu conhecimento, como forma de tornar a discussão mais interessante. Isso quer dizer que suas respostas podem incluir informações fora do ebook. Quando quiser garantir que a informação seja do ebook, use trechos como "baseado no conteúdo do texto/ebook...." Estou testando, seu retorno é importante!



Exemplo:

Qual o assunto do ebook?

Einstein Chatty: O ebook aborda dicas e informações úteis para jovens pesquisadores, em especial, para aqueles que estão iniciando na iniciação científica (IC). O autor compartilha sua experiência e sugestões sobre como apresentar, escrever artigos, escolher um orientador, gerenciar o tempo, entre outros temas relacionados à vida acadêmica. O livro também sugere a utilização de recursos online para complementar o aprendizado.


Estou na graduação e não fiz iniciação científica, estou pensando em fazer

Einstein Chatty: Que ótimo! A iniciação científica é uma excelente oportunidade para os estudantes de graduação se envolverem em projetos de pesquisa e ampliarem seus conhecimentos. Além disso, é uma forma de adquirir experiência na área acadêmica e aumentar as chances de prosseguir com uma carreira acadêmica.


Para escolher um projeto de iniciação científica, é indicado que você pesquise as linhas de pesquisa dos professores da sua instituição de ensino e verifique quais projetos estão em andamento e quais chamam mais a sua atenção. É importante também entrar em contato com os professores para discutir sobre as possibilidades de orientação e tirar todas as suas dúvidas.


Lembre-se de que a iniciação científica requer comprometimento e dedicação, por isso, busque um projeto que realmente desperte o seu interesse e que você esteja disposto a se dedicar. E caso você tenha alguma dificuldade no processo de escolha ou ao longo da realização do projeto, não hesite em procurar orientação e suporte dos professores e colegas de trabalho.


Estou pensando em fazer algo na linha de bioinformática

Einstein Chatty: A bioinformática é uma área que está em amplo crescimento nos últimos anos e que possui grande importância na pesquisa em biologia molecular e genética. É uma ótima opção para uma iniciação científica.


Para começar sua pesquisa, você pode verificar quais grupos de pesquisa em bioinformática existem nas universidades próximas e conversar com os orientadores para saber sobre os projetos em andamento. Você pode também pesquisar por bolsas de iniciação científica na área em sua universidade ou em outras instituições de pesquisa.


Durante a iniciação científica em bioinformática, você poderá aprender sobre ferramentas e métodos computacionais utilizando as linguagens de programação mais utilizadas na área, como Python, PERL e R, processamento de dados e análise estatística de grande volume de dados. Além disso, poderá se envolver em projetos de análise de dados genômicos, de transcriptômica e proteômica, entre outros.


Não se esqueça de ler artigos e livros da área para se familiarizar com as ferramentas e os temas de bioinformática. E lembre-se também de que a bioinformática é uma área que está sempre evoluindo, por isso, esteja aberto a novas oportunidades e desafios.


14 visualizações0 comentário
bottom of page