top of page

Agora você conta com um assistente de leitura, o chatGPT responde suas perguntas sobre a postagem que está lendo. Somente abra o chat abaixo e faça perguntas!

Novo app para anotação e gerar textos para revisão da literatura


Inspirado pelo meu doutoramento, criei um formato que usei muito no processo de anotação quando estava revisando a literatura. É simples: faça anotações, e coloque abaixo a referência.


Isso é ideal para garimpar a literatura, e depois, quando for escrever, somente escolha o que achou interessante, dentro do que achou interessante.

Essa ferramenta te ajuda nesse processo.




Exemplo


Entrada

Abaixo um texto que criei, mas segue os moldes que geralmente uso para anotar. Note as anotações, e abaixo a referência. Não se preocupe com as referências estarem no formato, o chatGPT faz tudo: desde citar dentro do texto quanto criar a lista de referências.


Super cool! 😎




Coloquei mais de uma saída para notar as variabilidades que podem ocorrer: no geral, ele faz certinho.






“Startups na área de saúde é crucial para reduzir custos”


Achei interessante essa passagem por destacar a importância da inovação na área de saúde.


Pires JG. Alguns insights em Startups um novo paradigma para a tríplice aliança ciência, tecnologia e inovação: a novel paradigm for understanding the triple alliance of Science, Technology and Innovation. Rev. G&S [Internet]. 1º de fevereiro de 2020 [citado 20º de abril de 2023];11(1):38-54. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/28626




Achei importante esse livro porque destaca que genialidade nem sempre defini um pesquisador, juntando com a anterior, nos leva a crer que startups podem ser uma fonte para a inclusão de pessoas dentro do mundo da pesquisa, sem ter uma carreira acadêmica tradicional.


Jorge Guerra Pires. Qual é o traço mais importante de um pesquisador? : cai por terra a ideia de QI alto. Edição do autor (9 abril 2022). eBook Kindle.




“Algoritmos pode a vir a substituir humanos” grande parte do processo decisório na medicina pode ser automatizado.


Jorge Guerra Pires. O caso do algoritmo malvado que seleciona bolsistas CNPq: não joguemos a criança fora. Blog Jovem Pesquisador. https://www.jovempesquisador.com/post/o-caso-do-algoritmo-malvado-que-seleciona-bolsistas-cnpq. Acessado em 20/04/23.


Obs. entre pelo menos três entradas ou o chatGPT cai inventar referências!

Obs. no futuro poderá salvar, mas no momento precisa entrar uma por uma. Sugiro salvar em um arquivo Word, e entrar as referências e anotações quando for fazer o texto.


Resultado



Startups na área de saúde são fundamentais para promover a inovação e reduzir custos. Conforme destacado por Pires (2020), a tríplice aliança entre ciência, tecnologia e inovação é crucial para impulsionar avanços nesse setor. A genialidade nem sempre é um requisito para se tornar um pesquisador, como ressaltado no livro de Pires (2022), indicando que as startups podem proporcionar a inclusão de pessoas no mundo da pesquisa, independentemente de uma carreira acadêmica tradicional. A automatização de processos também é um aspecto relevante na área da saúde. Segundo Pires (2023), algoritmos têm o potencial de substituir seres humanos em parte do processo decisório na medicina, tornando possível a automação de tarefas. Essa perspectiva mostra como a tecnologia pode ser uma aliada na promoção de soluções eficientes e ágeis no setor da saúde. Referências: Pires, J.G. (2020). Alguns insights em Startups um novo paradigma para a tríplice aliança ciência, tecnologia e inovação: a novel paradigm for understanding the triple alliance of Science, Technology and Innovation. Rev. G&S, 11(1), 38-54. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/28626 Pires, J. G. (2022). Qual é o traço mais importante de um pesquisador? : cai por terra a ideia de QI alto. Edição do autor. Pires, J.G. (2023). O caso do algoritmo malvado que seleciona bolsistas CNPq: não joguemos a criança fora. Blog Jovem Pesquisador. Acessado em 20/04/2023. Disponível em: https://www.jovempesquisador.com/post/o-caso-do-algoritmo-malvado-que-seleciona-bolsistas-cnpq.










32 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page