top of page

Agora você conta com um assistente de leitura, o chatGPT responde suas perguntas sobre a postagem que está lendo. Somente abra o chat abaixo e faça perguntas!

O nível mais alto da cadeia alimentar do mundo acadêmico sem método científico



Nosso livro nasceu de uma triste constatação: ao preparar meu curso mais recente, sobre a iniciação científica, notei que pouco sabia sobre o método científico.


O que mais me surpreendeu foi que tenho doutorado e dois postdoc, inclusive títulos no exterior.


Como isso aconteceu?


Como cheguei ao nível mais alto da cadeia alimentar do mundo acadêmico sem aprender o básico da ciência?


Tenho a sensação de que não estou sozinho.

Se existe uma coisa que fazemos bem, isso é ver o cisco nos olhos dos outros. Se estivesse sozinho, não acho que teria passado em branco todos esses anos. Poste qualquer coisa em redes sociais, e o que não falta são pessoas cutucando suas feridas intelectuais, colocando seu ego como saco de pancada: esse ebook nasceu em parte de uma postagem online.


Houve o ensinamento, mas esqueci


Realmente, fiz metodologia científica no segundo periodo da engenharia, mas lembro somente de aprender assuntos como escrita e organização de artigos, que aparece no nosso primeiro livro. Lembro de apresentar sobre ciência, como o avião voa, mas não lembro de aprender sobre métodos dedutivos, indutivos...tudo isso aprendi por conta. Claro, posso ter esquecido. Em qualquer angulação, isso coloca em xeque nosso sistema de ensino que tenta no empurrar goela abaixo muita coisa. Algo tão importante não deveria ser esquecido.


Existem alguns sugerindo que estamos caindo na tendência de confirmação em artigos. Isso é preocupante porque tendência de confirmação seria, nesse caso, somente reportar o que funciona. O método científico claramente dita que devemos ter resultados bons e ruins. Isso cairia na história do golfinho baozinho, porque somente vimos os humanos salvos pelos golfinhos, não os mortos.



A minha área não usa o método científico

Sou da área de modelagem matemática e computacional de sistemas biológicos. Realmente, temos dificuldades com o método científico, ao menos, o clássico. Usamos uma versão que chamo "de fraco."

Isso inclui:

  1. Verificar que as simulações podem ser replicadas, mesmo que tenhamos problemas com parâmetros que podem causar instabilidade. Tudo isso pode e deve ser reportado em publicações;

  2. Tentar repassar tudo na publicação, informações como software e hardware;

  3. Usar artigos de outros pesquisadores;

  4. Usar métodos como inferência estatística;

  5. Mais recentemente, testes unitários, que pode ser vistos como científico: eles criam uma padronização dos códigos, criando documentação e reprodutibilidade;

  6. Tenho defendido a postura de programar como se fosse uma publicaçao;

Minha experiência mais recente, artigo em parceria, mostra uma despreocupação em tratar códigos como científico por muitos pesquisadores, como comento no nosso ebook:

“O nosso desafio vai ser publicar isso” meu supervisor me alertando sobre meu trabalho de postdoc sobre desenvolvimento web

O método científico é muito aberto para ser definido



Até a escrita desde ebook, sentia que eu estava praticando método científicos simplesmente por estar dentro da academia. Para mim, o método científico é:

  1. Garantir que seus resultados não são acidentais;

  2. Usar ferramentas consolidades, como inferência estatística;

  3. Discutir a pesquisa, como no processo de revisão por pares, ou mesmo congressos;

  4. Usar trabalhos de outros, citação;

  5. Interagir com outros pesquisadores;

Agora, parece-me que isso seria mais a ciência em "pessoa" do que o método científico.



 


Ver:

 

Próxima postagem: a definir

 

Uma postagem por semana, aos sábados, fique de olho! 👀👀👀. Prefere olherada 👂👂👂, ouça nosso podcast 🎙️🎙️


Escreva para nosso blog! ✍🏽✍🏽

Gostaria de propor um assunto! Entre em contato!


 

Gostou muito? que tal um cafezinho?



 

Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons; pode estar sujeito a condições adicionais. Para mais detalhes, consulte as condições de utilização.


 

Planos

Leitor/aluno cobra

Plano para alunos meus em qualquer plataforma Custo: R$0 · Valid for 6 months

71 visualizações0 comentário
bottom of page