top of page

Agora você conta com um assistente de leitura, o chatGPT responde suas perguntas sobre a postagem que está lendo. Somente abra o chat abaixo e faça perguntas!

Para não dizer que não falei das flores: os preços exorbitantes das publicações por pares

Atualizado: 2 de mar. de 2023







 

Resumo (usando WriteSonic AI): as universidades precisam aprender a validar pesquisadores de forma mais barata e mais eficiente. Publicações não foram feitas para serem processos seletivos, mas sim, mostrar o interesse em um assunto. As pessoas pagam 10,000 reais em uma publicação, para serem validadas!".

Obs. tive de fazer pequenos ajustes, a IA mistura

 



Acredito que muitos já se assustaram com os preços de se publicar nos dias de hoje. Seriam esses preços realmente necessários? 🤔


Eu prefiro olhar a questão da seguinte angulação:


Ninguém compra caixão porque gostaria de comprar.




Acredito que o verdadeiro problemas são as universidades: se não houvesse tanta pressão em cima do sistema por pares, pesquisadores poderiam copiar Einstein que se recusou em ter seu artigo revisado por pares. Segundo ele: comentários errôneos! 😁 Quem nunca ouviu besteiras de revisores? eu várias! As universidades precisam aprender a validar pesquisadores de forma mais barata e mais eficiente. Como ouvi uma vez: publicações não foram feitas para serem processos seletivos, mas sim, mostrar o interesse em um assunto.

Acredito que estamos em um balaio de gato.


Uma solução seria os pesquisadores se organizarem e criam revistas que sejam inclusivas, e sem essas taxas. O trabalho dos revisores é voluntário, e acho que deveria continuar! Precisamos somente tirar o cafetão da conta final. No caso do aprendizado profundo, eles conseguiram: os artigos eram rejeitados, e começaram a publicarem em “periódicos deles”.


Infelizmente, como li em um livro, já tentaram fazer motim contra as grandes casas de publicação, como Spring, mas não conseguiram. Pesquisadores são competitivos demais para serem unidos. Infelizmente, ninguém quer colocar a carreira em risco em nome do todo; isso parece no ensino médio, onde os “cachorrinhos de professores” sempre iam contra a turma. Por isso mesmo o sistema atual funciona: as pessoas pagam 10.000 reais em uma publicação, para serem validadas! E foda-se o restante! Vou ser chefe mesmo, chefe impõem suas vontades!




Efeitos colaterais: alto custo em publicar


Talvez o efeito mais nefasto seja o fato de que somente se consegue pagar essas taxas se for financiado: não consigo ver nenhum pesquisador pequeno/independente pagando isso. O pior: esse custo não adiciona à pesquisa, esse custo não deveria existir! Eu vejo um ciclo vicioso e mortal: precisamos de dinheiro para publicar, o que gera mais dinheiro e o ciclo continua! Isso, ao meu ver, elimina pesquisas independentes, com baixo financiamento, e fora das grandes instituições que conseguem recursos em magnitude alta. Isso seria uma institucionalização da pesquisa, no sentido negativo. Além de encarecer a pesquisa, sem uma necessidade real, sem uma contrapartida que justificaria os custos elevados de publicar.





 





 







 


104 visualizações0 comentário
bottom of page