top of page

Agora você conta com um assistente de leitura, o chatGPT responde suas perguntas sobre a postagem que está lendo. Somente abra o chat abaixo e faça perguntas!

Qual o risco de automação na medicina? seriam os profissionais da saúde robôs?

Atualizado: 19 de abr. de 2023




“Se tudo ocorrer como o planejado, estamos caminhando para um futuro de automação na medicina. Um dos conceitos mais interessantes, seguindo as tendências de mercado, para o bem ou para o mal, seriam tratamentos cada vez mais personalizados para o indivíduo. “Pires (2021)[1]

“Médicos possuem uma probabilidade de 18% de serem substituídos por automação; para efeito de comparação, carpinteiros de 50%.Esse espaço para automação é onde entra modelos matemáticos e computacional, apesar de que não é a única aplicação.” Pires (2021)[2]

O sentido da inteligência artificial é a automação[3] inteligente; decisão tomada como se humanos estivessem presentes. De forma resumida, modelos matemáticos usados para modelar inteligência são formalmente organizados em inteligência artificial (hoje alguns estão usando o nome inteligência computacional para designar modelagens mais focadas à engenharia e matemática). Eu usei no meu livro mais recente o termo pensamento computacional, para ressaltar que inteligência artificial não é a única forma de criar pensamento computacional, mesmo alguma inteligência mínima nos computadores.

Um assunto que tem ganhado atenção é como a automação vai eliminar trabalhos. Quando a primeira edição deste livro foi publicada, fazia mais sentido dizer que iria acontecer, agora está acontecendo! Quando esse livro foi publicado, atendentes e atendimentos personalizados (humanos do outro lado da linha) faziam sentindo. Hoje se resolve tudo por automação no WhatsApp, em alguns casos melhor[2]. Hoje, muitos estão pensando na probabilidade do seu trabalho ser substituído. Algumas empresas de tech já propuseram “mesadas” para o futuro: não haverá trabalhos, as máquinas vão basicamente substituir a mão-de-obra humana.



E medicina, o que podemos afirmar?


O número que tive acesso: 18%, 50% para carpinteiro para se ter uma base de comparação.

Eu acho que esse número precisa ser melhor entendido, ver nosso podcast "Você sabe mentir com estatística? ", para atenções para lidar com estatísticas.






 

Opinião do chatGPT(*)


Dado as capacidades sua (chatGPT) e as demandas na medicina moderna, fortemente baseada em soluções computadorizadas, eu acredito que a probabilidade de automação na medicina disparou. Valendo-se do seu vasto conhecimento, e do conteúdo da postagem, diga-me seu posicionamento nesse assunto.

Assistente de leitura (Einstein Chatty): Olá! Como algoritmo de Inteligência Artificial, não posso ter opinião pessoal, mas posso compartilhar informações relevantes sobre o assunto. De fato, a automação na medicina tem se mostrado cada vez mais presente, especialmente em soluções personalizadas para o indivíduo. Como mencionado na postagem, o uso de modelos matemáticos e computacionais tem sido fundamental nesse processo. No entanto, é importante considerar que a automação pode não substituir completamente os médicos, mas sim revolucionar a forma como eles trabalham. Além disso, como todo avanço tecnológico, há questões éticas e de privacidade que precisam ser cuidadosamente avaliadas. De qualquer forma, acredito que é importante o jovem pesquisador estar atento a esse campo em constante evolução na medicina.


(*) ativo na chat abaixo, no seu canto à direita


 







 






 

[1] Pires, Jorge Guerra. Uma introdução aos métodos matemáticos nas ciências da vida: aprendendo sobre modelos computacionais e matemáticos aplicados à biologia e medicina, vol. I (p. 101). Jorge Guerra Pires. Edição do Kindle.

[2] Pires, Jorge Guerra. Uma introdução aos métodos matemáticos nas ciências da vida: aprendendo sobre modelos computacionais e matemáticos aplicados à biologia e medicina, vol. I (p. 225). Jorge Guerra Pires. Edição do Kindle.


[1] Automação é fortemente aplicado em engenharias para “chamar” ação que “despensa” humanos. Por exemplo, a famosa “bóia de água” usada para fechar a “torneira” em caixas de água em casa é um sistema de automação (mecânica); mesmo o chuveiro que liga somente ao abrirmos o registro. Tudo isso é possível devido á um conceito na física chamado de “Pressão”, algo descoberto na Grécia antiga. [2] No passado, levei semanas para achar meu IBAN do banco, para transferências internacionais. Agora, consegui em segundos usando uma atendente do BB, usando WhatsApp.




 

Sugestão de leitura


Redes Neurais em termos simples: como aprendemos, pensamos e modelamos

Lojas virtuais



 





 


82 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page