top of page

Agora você conta com um assistente de leitura, o chatGPT responde suas perguntas sobre a postagem que está lendo. Somente abra o chat abaixo e faça perguntas!

AcademicAI: novo formato para te ajudar na revisão da literatura

Atualizado: 21 de abr. de 2023





Inspirado pelo meu doutoramento, criei um formato que usei muito no processo de anotação quando estava revisando a literatura. É simples: faça anotações, e coloque abaixo a referência.

Isso é ideal para garimpar a literatura, e depois, quando for escrever, somente escolha o que achou interessante, dentro do que achou interessante.


O chatGPT pode te dar uma maozinha "if you know what I mean!"






Exemplo


Abaixo um texto que criei, mas segue os moldes que geralmente uso para anotar. Note as anotações, e abaixo a referência. Não se preocupe com as referências estarem no formato, o chatGPT faz tudo: desde citar dentro do texto quanto criar a lista de referências.

Super cool! 😎


Coloquei mais de uma saída para notar as variabilidades que podem ocorrer: no geral, ele faz certinho.



“Startups na área de saúde é crucial para reduzir custos”

Achei interessante essa passagem por destacar a importância da inovação na área de saúde.

Pires JG. Alguns insights em Startups um novo paradigma para a tríplice aliança ciência, tecnologia e inovação: a novel paradigm for understanding the triple alliance of Science, Technology and Innovation. Rev. G&S [Internet]. 1º de fevereiro de 2020 [citado 20º de abril de 2023];11(1):38-54. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/28626


Achei importante esse livro porque destaca que genialidade nem sempre defini um pesquisador, juntando com a anterior, nos leva a crer que startups podem ser uma fonte para a inclusão de pessoas dentro do mundo da pesquisa, sem ter uma carreira acadêmica tradicional.

Jorge Guerra Pires. Qual é o traço mais importante de um pesquisador? : cai por terra a ideia de QI alto. Edição do autor (9 abril 2022). eBook Kindle.


“Algoritmos pode a vir a substituir humanos” grande parte do processo decisório na medicina pode ser automatizado.

Jorge Guerra Pires. O caso do algoritmo malvado que seleciona bolsistas CNPq: não joguemos a criança fora. Blog Jovem Pesquisador. https://www.jovempesquisador.com/post/o-caso-do-algoritmo-malvado-que-seleciona-bolsistas-cnpq. Acessado em 20/04/23.


Resposta #1


Atualmente, a inovação na área da saúde é uma necessidade, pois pode reduzir consideravelmente os custos e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, as startups emergem como uma alternativa promissora e de grande relevância para a tríplice aliança entre ciência, tecnologia e inovação. Isso ocorre porque as startups são capazes de trazer soluções criativas e inovadoras para problemas complexos na área da saúde, sem depender necessariamente de uma carreira acadêmica tradicional.

Além disso, é interessante notar que a genialidade nem sempre está atrelada a um QI alto ou a uma trajetória acadêmica de sucesso, sendo que pessoas com perfis variados podem empreender nesse setor. Para exemplificar, o livro "Qual é o traço mais importante de um pesquisador? : cai por terra a ideia de QI alto", de autoria de Jorge Guerra Pires, destaca a importância de habilidades como a resiliência, a criatividade e a capacidade de colaborar no sucesso de iniciativas inovadoras.

Por outro lado, é preciso avaliar cuidadosamente os impactos da automação dos processos decisórios no campo da medicina. Por exemplo, a utilização de algoritmos pode substituir humanos em grande parte dos processos decisórios, mas é importante observar seus limites e as possíveis falhas que podem ocorrer em sua aplicação. Por isso, é fundamental que a área da saúde acompanhe a evolução tecnológica e promova discussões acerca das melhores formas de aliar a inovação à segurança e eficácia do tratamento.

Referências:

PIRES, J. G. Alguns insights em Startups um novo paradigma para a tríplice aliança ciência, tecnologia e inovação: a novel paradigm for understanding the triple alliance of Science, Technology and Innovation. Revista G&S, v. 11, n. 1, p. 38-54, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/28626. Acesso em: 20 abr. 2023.

PIRES, J. G. Qual é o traço mais importante de um pesquisador? : cai por terra a ideia de QI alto. Edição do autor, 2022. eBook Kindle.

PIRES, J. G. O caso do algoritmo malvado que seleciona bolsistas CNPq: não joguemos a criança fora. Blog Jovem Pesquisador. Disponível em: https://www.jovempesquisador.com/post/o-caso-do-algoritmo-malvado-que-seleciona-bolsistas-cnpq. Acesso em: 20 abr. 2023.


Resposta #2


A inovação e a tecnologia são elementos fundamentais para a evolução da área da saúde, principalmente por permitirem a redução de custos e aprimoramento dos processos. Como destaca Pires (2020), startups têm sido importantes na promoção de inovações nessa área, uma vez que podem oferecer soluções criativas sem exigir necessariamente um alto grau de formação acadêmica. Ainda assim, é importante ressaltar que a inclusão de tecnologia na área da saúde também pode gerar questionamentos éticos, como no caso em que algoritmos podem substituir decisões humanas, como discutido por Pires (2023).

As pesquisas e desenvolvimentos realizados por startups também são objetos de estudo interessantes, principalmente por possibilitarem a mudança de paradigmas na área da saúde. Segundo Pires (2022), a genialidade não deve ser vista como um fator determinante para o sucesso na pesquisa, e a inclusão de profissionais não tradicionais no campo pode contribuir para a inovação.


Referências:


PIRES, Jorge G. Alguns insights em Startups um novo paradigma para a tríplice aliança ciência, tecnologia e inovação: a novel paradigm for understanding the triple alliance of Science, Technology and Innovation. Revista Gestão & Saúde, v. 11, n. 1, p. 38-54, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/28626. Acesso em: 20 abr. 2023.


PIRES, Jorge G. Qual é o traço mais importante de um pesquisador? : cai por terra a ideia de QI alto. edição do autor, 2022. eBook Kindle.


PIRES, Jorge G. O caso do algoritmo malvado que seleciona bolsistas CNPq: não joguemos a criança fora. Blog Jovem Pesquisador. Disponível em: https://www.jovempesquisador.com/post/o-caso-do-algoritmo-malvado-que-seleciona-bolsistas-cnpq. Acesso em: 20 abr. 2023.

=

A implementação de Startups na área de saúde é crucial para reduzir custos e impulsionar a inovação. Segundo Pires (2020), isso pode permitir que pessoas sejam incluídas no mundo da pesquisa, sem ter uma carreira acadêmica tradicional. Além disso, é importante destacar que genialidade nem sempre define um pesquisador. Por outro lado, a crescente influência da tecnologia é notória, e algoritmos podem acabar substituindo seres humanos em diversas funções. De acordo com Pires (2022), grande parte do processo decisório na medicina pode ser automatizado, o que abre espaço para uma reflexão sobre as potenciais vantagens e desvantagens dessas práticas.


Referências:


PIRES, J. G. Alguns insights em Startups um novo paradigma para a tríplice aliança ciência, tecnologia e inovação: a novel paradigm for understanding the triple alliance of Science, Technology and Innovation. Rev. G&S, v. 11, n. 1, p. 38-54, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/28626.


PIRES, J. G. O caso do algoritmo malvado que seleciona bolsistas CNPq: não joguemos a criança fora. Blog Jovem Pesquisador. Disponível em: https://www.jovempesquisador.com/post/o-caso-do-algoritmo-malvado-que-seleciona-bolsistas-cnpq. Acesso em: 20 abr. 2023.


PIRES, J. G. Qual é o traço mais importante de um pesquisador? : cai por terra a ideia de QI alto. Edição do autor, 2022. eBook Kindle.


Resposta #3


A área da saúde é um campo em constante evolução, onde a inovação e a tecnologia têm um papel fundamental a desempenhar. Nesse sentido, a criação de startups torna-se crucial, visto que essas empresas podem trazer soluções inovadoras para problemas dentro da saúde, além de possibilitar a redução de custos. De acordo com Pires (2020), startups são uma fonte para a inclusão de pessoas dentro do mundo da pesquisa, sem necessidade de uma carreira acadêmica tradicional. Na verdade, o autor destaca que a genialidade nem sempre define um pesquisador, e que a inovação pode vir de diferentes campos.


Além disso, a automação tem um grande potencial na área da saúde, com algoritmos capazes de tomar decisões médicas de forma precisa e rápida. Como destaca Pires (2022), “grande parte do processo decisório na medicina pode ser automatizado”. Isso significa que o uso de algoritmos pode substituir várias funções desempenhadas por humanos, gerando mais eficiência, precisão e redução de custos. No entanto, é importante ressaltar que a tecnologia não pode ser vista como uma solução isolada, devendo sempre ser considerada em conjunto com a avaliação médica e a opinião do paciente.


Referências:


PIRES, J. G. Alguns insights em Startups um novo paradigma para a tríplice aliança ciência, tecnologia e inovação: a novel paradigm for understanding the triple alliance of Science, Technology and Innovation. Rev. G&S, v. 11, n. 1, p. 38-54, 2020.


PIRES, J. G. Qual é o traço mais importante de um pesquisador? : cai por terra a ideia de QI alto. Edição do autor, ebook Kindle, 2022.


PIRES, J. G. O caso do algoritmo malvado que seleciona bolsistas CNPq: não joguemos a criança fora. Blog Jovem Pesquisador. https://www.jovempesquisador.com/post/o-caso-do-algoritmo-malvado-que-seleciona-bolsistas-cnpq. Acessado em 20/04/23.



 

Alguns ajustes podem ser necessário no resultado final


Minha sugestão: não use o resultado como final. O resultado é excelente, mas sugiro que use para te ajudar. Construa em cima dele!


Contudo, ao fazer vários testes, alguns comportamentos que podem aparecer:


- Eventualmente, o chatGPT pode inventar referências, algumas eu chequei na internet, não existem. Isso ocorreu se tiver duas ou menos referências. Apesar de que muito provavelmente vai usar mais de duas, vale a atenção;

- Ele pode citar nomes de forma diferente: às vezes citou Pires, às vezes Guerra Pires. As duas formas estão corretas! Somente, talvez para seu sobrenome, faça a diferença.


Envie essas aberrações para mim, caso ocorra alguma com você: jorgeguerrapires@jovempesquisador.com


No mais, divirta-se!😎


105 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page