top of page

Agora você conta com um assistente de leitura, o chatGPT responde suas perguntas sobre a postagem que está lendo. Somente abra o chat abaixo e faça perguntas!

Estatística é neutra, não é nem racista nem tem preconceitos

Atualizado: 18 de abr. de 2023





“Pensamento Estatístico vai ser um dia tão necessário para ser um cidadão eficiente tanto quanto a habilidade de escrever e ler” [tradução própria] - H. G. Wells





Contextualização

O caso real foi sobre Bolsonaro e evangélicos, mas já ouvi casos no feminismo e racismo.

Ou seja, isso é geral. Por isso escolhi uma comic strip genérica. Gostaria de chamar atenção para o fato de que estatística é neutra, você não pode acusar alguém de racista ou preconceituosa somente baseado na estatística apresentada, precisa considerar o contexto. Quando for atacar a estatística, ataque ou a amostragem, ou ataque a interpretação e uso. Exemplo, estatísticas mostram que mulheres agridem mais verbalmente, contudo, também mostram que quando homens agridem, é mais fatal por ser geralmente física.

Precisamos blindar a ciência disso, cientistas não podem deixar de pesquisar por medo da interpretação dos outros. Bolsonaro e turma usaram a pesquisa que defendia o voto impresso de forma distorcida, uma pesquisa séria e válida. Feministas atacaram um neurocientista quando estudou a diferença entre o uso do cérebro de mulheres e homens; eu mesmo vi pesquisas relacionadas ao meu doutorado serem atacadas por trabalhar com obesidade. Não podemos criar uma ciência imatura e cheia de tabus. Ataque o uso, a interpretação, mas nunca a ciência.

Eu tenho pensado porque tantas pessoas têm problemas com estatística, além dos trabalhos de Daniel Kahneman, eu adicionaria a falta de ensino da estatística ou ensino de forma correta.


 
No livro “como mentir com estatística” de Darrell Huff, fala-se do mal uso da estatística. Em geral, o erro vem do uso proposital da estatística para manipulação. Usando seu conhecimento e o conteúdo da postagem, isso tiraria a “neutralidade” da estatística na sua visão?



Assistente de leitura(*): Com certeza! A estatística em si é neutra, mas seu uso pode ser manipulado para corroborar interesses específicos e distorcer a realidade. Como mencionado no post, isso aconteceu com a pesquisa que defendia o voto impresso durante as eleições presidenciais no Brasil, por exemplo. É importante lembrar que a estatística deve ser utilizada de forma correta e responsável, sempre considerando o contexto e levando em conta outras variáveis relevantes. Portanto, é fundamental ter uma cultura de questionamento e análise crítica para evitar equívocos e manipulações que possam comprometer a credibilidade da ciência e da estatística.


(*) chatGPT, ative o chat no seu canto direito, e fale com o chat


 

Dos comentários

"Os estadunidenses racistas amam repetir que 20% da população (negros) é responsável por 80% dos crimes"

Não conheço os números, mas suponha que seja verdade, e suponha que não seja viesada e mal coletada. Suponha que, estatisticamente, esteja dentro do esperado, p-valor <0.05 e tudo mais.

Isso pode ser usado também para mostrar como a opressão do negro o criminalizou, os forçando por falta de oportunidade a caminhos fora do que a sociedade esperava. Números também mostram que policiais abordam mais negros, isso pode inflar os casos. Ou seja, isso pode ser mais uma amostra viesada do que real.

Ou seja, cruze com outra estatísticas e lembre-se: estatística é uma foto estática, não conta história! Estatística não conta história sozinha, são apenas números.





 

Discussão em grupos






 

Sugestão de webinário para reflexão

Do you know how to lie with statistics?



48 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page