top of page

Agora você conta com um assistente de leitura, o chatGPT responde suas perguntas sobre a postagem que está lendo. Somente abra o chat abaixo e faça perguntas!

Introdução à pesquisa científica | Novo ebook | Kindle Store

Atualizado: 14 de out. de 2022





Continue lendo! que eu continuo escrevendo!



Leitura do mês (07/07/22), páginas lidas

 

Depois de muito esforço e dedicação exclusiva, terminei!


Cérebro ainda quente, usei todos os processadores, cooler, e tudo mais.









 

Introdução à pesquisa científica | Novo ebook

“o método científico consiste na escolha de problemas interessantes e na crítica de nossas permanentes tentativas experimentais e provisórias de solucioná-los”(1)

“As ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos, mas nem todos os ramos de estudo que empregam esses métodos são ciências.” (1)

“A utilização de métodos científicos não é, portanto, da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos” (1) [grifo meu] [no nosso curso online, existe o caso interessante da terra plana, eles usam o método científico!]


Todos nós usamos pesquisas em algum nível: seja através de medicamentos, compras no supermercado, ou vacina do corona vírus. Ou mesmo, quando pensamos sobre a realidade a nossa volta. O fato de que sabemos que a terra gira em torno do sol é resultado de pesquisa científica; o fato de sabermos que metais conduzem eletricidade, ou motores funcionam como funcionam, é resultado de pesquisa científica. Nesta obra, gostaria de falar da pesquisa científica, com foco no iniciante.


Este livro nasceu de uma triste constatação: ao preparar meu curso mais recente, sobre a iniciação científica, notei que pouco sabia sobre o método científico.


O que mais me surpreendeu foi que tenho doutorado e dois postdoc, inclusive títulos no exterior.

Como isso aconteceu?


Como cheguei ao nível mais alto da cadeia alimentar do mundo acadêmico sem aprender o básico da ciência?


Tenho a sensação de que não estou sozinho. Se existe uma coisa que fazemos bem, isso é ver o cisco nos olhos dos outros. Se estivesse sozinho, não acho que teria passado em branco todos esses anos. Poste qualquer coisa em redes sociais, e o que não falta são pessoas cutucando suas feridas intelectuais, colocando seu ego como saco de pancada: esse ebook nasceu em parte de uma postagem online.


Recursos em teste neste Kindle

· Google Form com perguntas com respostas predefinidas, chamado por alguns de retorno corretivo. Recebo as respostas e posso intervir também se quiser;

· Artigos espalhados no texto para leitura;

· Exemplo do dia a dia, do Jornal da Cultura;

· Exemplo de onde foi aplicado o método científico: um exemplo da formação da lua e outro de uma teoria que diz que evoluímos para sermos cegos à realidade;

· Várias pausas para pensar, onde o aluno pode pensar antes de continuar, isso chama ativação do conhecimento;


Possíveis contribuições para a literatura

Sou da área de modelagem de sistemas biológicos, modelos matemáticos e códigos de computador. Fiz uma reflexão em parte no livro sobre como o método científico se encaixa nesse cenário. Também, fiz alguns exercícios com artigos reais, publicados, como forma de colocar o leitor em contato com a realidade.


Nota do autor

Otimizado com o Kindle Create, versão 1.64.0.0 para dispositivos de pequeno porte.

Esse livro foi otimizado para ser visto no computador e no Kindle e dispositivos similares: a Amazon disponibilizar simuladores para os autores.


Peça sua cópia completa, por um período limitado de tempo!




Conheça a loja Kindle

Leia Kindle no Computador: Leitura de Kindle no computador | Amazon | Kindle





O que estou lendo? Minha biblioteca Kindle | Kindle Store





 

Foi dada a largada!


29/03/21, dia do lançamento, 14:50, posição #11






29/03/21, dia do lançamento, 20:50, posição #10




Download






Fim da campanha




 

Depois...


13/04/21 posição #6 em Mais Vendidos em Pesquisa em Educação e Livros de Referência



15/04/22: posição #4




01/05/22: posição #5


156 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page