top of page

Agora você conta com um assistente de leitura, o chatGPT responde suas perguntas sobre a postagem que está lendo. Somente abra o chat abaixo e faça perguntas!

Publish or Perish: como isso me afeta como jovem pesquisador?

Atualizado: 15 de set. de 2022

Sem fazer showzinho para te prender: isso te afeta.


O que pode variar é quando. Isso vai variar da sua instituição, o mesmo do seu orientador. Como exemplo, onde fiz meu doutorado não havia obrigação de publicar, pelo menos não havia quando terminei. Mas conheço programas no Brasil e no exterior que obrigam. Para alunos de IC, nosso primeiro volume e foco desta postagem, não me parece que seria um problema, apesar de que pode ser interessante para continuar na carreira acadêmica. Eu publiquei, mas por escolha, e acho que me ajudou muito na entrada do mestrado.

Eu publiquei 2 artigos em conferências e 1 pôster, mas foi algo meu, iniciativa minha.

Algo interessante é se gostaria de fazer doutorado direto. Isso pode fazer a diferença. Algumas instituições no Brasil, como a USP, aceitam doutorando direto; muitas instituições americanas parecem seguir esse padrão. Isso significa pular o mestrado. Eu fiz o mestrado, e achei uma experiência interessante, mas reconheço que depois que termina o doutorado, fica meio sem sentido.




Quando posso sentir essa pressão? eu senti somente no postdoc, onde 2 meses depois de entrar, já queriam uma publicação. Acredito que isso pode variar. Onde fazia o meu postdoc, todos os estudantes de doutorado eram obrigados a publicar. Eu não concordo com esse tipo de obrigação. O Brasil, algum tempo atrás, era o pais que mais publicava na America Latina (lembro de um número de 2013, 60% do total). No livro que sugiro, curiosamente, os países que mais publicam não são os países ditos "desenvolvidos", mas os "sub": parece-me que publicação não se transforma em tecnologia e inovação. Existe um gráfico no livro mostrando os países que mais publicam no mundo: se me lembro bem, o Brasil está entre os cincos.






Devo me preocupar? eu sugiro que não. Isso pode afetar sua criatividade, ficando muito preocupado com publicação. Eu sempre vi publicação como consequência de um bom trabalho, mas não posso mentir: a maioria usa publicação como o ponto de partida, ou seja, publicação é sempre o objetivo final; o autor do livro citado coloca isso como um dos motivos do aumenta de tendência de confirmação e retração, somente publicar o que suporta a publicação; além de existir, ver nosso livro "Qual o real papel do revisor acadêmico?", uma tendência de esconder resultados contrários, negativos. O livro citado coloca esse tipo de observação como problemática. Um dos problemas que o livro aponta é que pesquisas locais geralmente não são conduzidas, pois jornais internacionais não se interessam por pesquisas locais. Isso parece desencorajar as pessoas a fazerem pesquisas nacionais. Outro problema seria fazer pesquisas mais desafiadoras, que são mais arriscadas. Ver o livro para mais detalhes, ou nosso obra "Qual o real papel do revisor acadêmico?".



Quando que é hora de publicar. eu sugiro que publique quando estiver pronto, claro, vai sofrer pressão de orientadores, que não foi o meu caso; e isso pode variar tanto que nem consigo te dar uma resposta fechada. Eu publiquei por interesse mesmo, por gostar mesmo.

Resumindo. o livro citado coloca o Publish or Perish como um problema. Parece que existem agora outras modalidades, como Publish and Perish. Ou seja, é um jogo muito arriscado. Tome cuidado se realmente gosta de pesquisar, ou gosta do que está pesquisando, fazer o que não gosta pode dificultar as coisas.


Boas pesquisas e vai mudar o mundo com sua criatividade!



Continue pensando






 

Viramos livro! Compre uma cópia, no preço mínimo!



 

Sugestão de leitura | Manual de bolso do jovem pesquisador

Neste corte do nosso curso oficial, falo um pouco do Publish or Perish sugerindo uma leitura. Essa foi, curiosamente, a única literatura que achei no assunto. Acredito que o assunto mereceria mais discussões, uma vez que afeta a ciência diretamente.




 

Próximas postagens:

  • Pensamento de longo e curto prazo: como isso afeta a vida do jovem pesquisador? (*)

  • Escrita de artigo científicos: estudo de caso #1 (*)



(*) Parte do plano

Leitor/aluno cobra Custo: R$0 · Valid for 6 months

 

Uma postagem por semana, aos sábados, fique de olho! 👀👀👀. Prefere olherada 👂👂👂, ouça nosso podcast 🎙️🎙️


Escreva para nosso blog! ✍🏽✍🏽

Gostaria de propor um assunto! Entre em contato!

 

 

Planos

Leitor/aluno cobra

Para qualquer aluno meu, em qualquer plataforma

Plano para alunos meus em qualquer plataforma Custo: R$0 · Valid for 6 months

393 visualizações0 comentário
bottom of page