A justiça eleitoral exige que:
Haja um plano amostral, usando a regra deles;
Use o método científico;
A pessoa, como estatístico, terá de:
Criar o plano amostral, respeitando as regras da Justiça Eleitoral;
Orientar no método científico usado;
Assinar a pesquisa final, que deverá ser encaminhada à justiça eleitoral para ser aprovada;
Uma vez aprovada, vamos realizar o restante, como divulgação e análise dos dados. O Estatístico receberá todos os créditos.
O valor vai depender de quanto o contratante estará disposto a pagar: este serviço não existe na região onde quero fazer (Antônio Pereira, Ouro Preto, Minhas Gerais). Como somos uma empresa Inova Simples, uma empresa de inovação, é tudo experimental. Tenho alguns projetos de criar um chatbot, como o SheetChat, para tornar a pesquisa mais acessível. A pessoa, o estatístico, pode fixar o valor antes, que será considerado na oferta da pesquisa. O serviço será ofertado, e será feito sob encomenda. O estatístico pode oferecer na região dele também, mas deverá ficar responsável também pela amostragem uma vez que não teria como fazer a amostragem. No caso da minha região, uma vez feito o plano amostral, e regras para coletar, eu me encarrego de coletar as amostras.
Será uma pesquisa como essa enquete, mas seguindo as regras da Justiça Eleitoral. Pesquisas Eleitorais precisam de registro no TSE. Pesquisas Eleitorais sem registro é crime.
Curiosidade: não há nenhum registro na região no site do TSE, nem na cidade. Seremos os primeiros a fazer a pesquisa dentro da lei. Algumas pesquisas locais foram feitas, mas não há registros. Ou seja, são ilegais. A mídia local não reportou nenhuma pesquisa. Seria uma forma de criar essa cultura local. Minha empresa é Inova Simples, empresas de inovação. Essas empresas possuem certas vantagens, como a simplicidade comparado com empresas tradicionais.
O foco são pesquisas de pequeno porte.
Interessante: estatísticos prestes a formar podem fazer o registro de estatístico, por 3 meses até o registro final. Seria uma oportunidade para formandos em estatística. Talvez, conte como estágio para a faculdade.
Para falar comigo, abra o chat ao lado, e inicie uma conversa. Ele vai te responder, mas eu respondo assim que possível. Coloque seu e-mail, para que possa receber a resposta. Antes de iniciar a conversa, mova para o home jovempesquisador.com, isso vai desativar o assistente de leitura, que responde usando as postagens do blog.
Importante. parece-me que o registro de estatístico é por região. Seria para Minas Gerais, Ouro Preto. Contudo, podemos combinar de fazer na sua região! Contudo, isso seria outro projeto.
Comments